15/09/2013 - Exército e Governo de RO recuperam túmulo de expedicionário de Rondon

O general Poty com o superintendente da Setur, Júlio Olivar

O general Ubiratan Poty, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, recebeu nesta sexta-feira, 13, o superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, durante almoço na sede na unidade militar do Exército Brasileiro em Porto Velho.  Na ocasião, falaram sobre a recuperação do túmulo do Major Emanuel Silvestre do Amarante, expedicionário da Comissão Rondon, falecido em 1929 e sepultado no Cemitério dos Inocentes, na capital de Rondônia. Amarante era genro de Rondon e pai do primeiro neto do general.



 A parceria entre a Setur e a 17ª Brigada garantirá a revitalização do jazigo, abandonado há muitos anos, que tem importância histórica. Afinal,  Amarante foi o único legionário de Rondon sepultado em local conhecido no estado de Rondônia, cujo território foi mapeado graças à atuação do Exército, entre 1909 e 1915, período em que foram instalados os postos telegráficos. No mesmo período, foram realizadas expedições para pesquisas científicas e realizada a moderna cartografia que garantiu a soberania nacional na região que atualmente compreende o estado rondoniense.


 É de autoria do Major Amarante o importante documento histórico "Levantamento e locação do trecho compreendido entre os rios Buriti e Juruena, Comissão Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas".


 Major Amarante era carioca e completou  seus estudos na Escola de Artilharia e Engenharia, do Rio de Janeiro, em 1906. Foi promovido a major em 1923 e morreu em Porto Velho, aos 49 anos, em 1929. Na ocasião, ele era o chefe da 4ª Zona Telegráfica, sediada no extinto município de Santo Antônio do Rio Madeira, no Mato Grosso, a 7 km do centro de Porto Velho, então parte do estado do Amazonas. 

  Foto: Thiago Carmelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário